HIV/AIDS

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Este vírus é o causador da AIDS e ataca o sistema imunológico, responsável por proteger o organismo de doenças e infecções. As células mais atacadas pelo HIV são os linfócitos T C4+, que têm o DNA corrompido para que o vírus invasor faça cópias de si mesmo e se espalhe.

A AIDS ocorre quando a infecção pelo HIV compromete de forma significativa o sistema imunológico do indivíduo. O organismo fica então suscetível a infecções oportunistas, tais como hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e até mesmo alguns tipos de câncer.

Profilaxia pós-exposição sexual

O uso da camisinha em todo tipo de relação sexual ainda é a melhor forma de se prevenir do contágio pelo HIV. Outra importante forma de prevenção é o uso de medicamentos antirretrovirais até 72 horas após a relação sexual desprotegida.

Conhecido como PEP, sigla em inglês para profilaxia pós-exposição sexual, este método é recomendado pelo Ministério da Saúde desde 2010. Ele é indicado para casos em que ocorre rompimento ou não uso da camisinha, além de violência sexual contra mulheres e homens.

É importante deixar claro que a PEP não substitui a camisinha, uma vez que não pode ser empregada seguidas vezes e pode provocar efeitos colaterais.

Contato.


Avenida São Luís, 50 sl. 72G – República – São Paulo/SP
+55 11 3129-9055