Fundo PositHiVo ganha o maior prêmio jovem do mundo

O Fundo PositHiVo, primeiro fundo nacional privado de sustentabilidade às organizações da sociedade civil (OSC) que trabalham no campo do HIV/Aids e Hepatites Virais, recebeu na noite de 18 de novembro o 14º Prêmio Jovem Brasileiro (PJB), em São Paulo. Vencedor na categoria Social por sua atuação perante a epidemia de Aids que tem atingido os jovens, o coordenador-geral Harley Nascimento recebeu o trofeu das mãos da apresentadora Mônica Iozzi, mestre de cerimônia durante a laureação.

Harley Nascimento recebe troféu de Monica Iozzi

Esse é o primeiro reconhecimento público do Fundo PositHiVo que está em seu primeiro ano de vida. O Fundo foi selecionado pelo Voto do Juri Especial, formado por jornalistas, colunistas e formadores de opinião. O Fundo recebeu o prêmio junto ao Instituto Neymar Jr., HOPEt (voltado para a proteção animal) e TETO (ONG presente na America Latina e Caribe que trabalha com habitação em comunidades carentes). A edição de 2014 teve o Instituto Ayrton Senna como vencedor da categoria Socia. O PJB considerado a maior premiação jovem do mundo por destacar mais de 20 categorias diferentes.

O Fundo PositHiVo se destacou por ter entre os seus primeiros aportes a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids (RNAJVHA). Esse aporte, feito por carta-conivte, considerou dados epidemiológicos e geográficos para que a RNAJVHA fosse contemplada para receber o apoio estratégico. O projeto apresentado pela Rede aborda a importância do fortalecimento da comunicação com a juventude brasileira, além do território da RNAJVHA, através da elaboração de materiais informativos, ações de comunicação em projetos locais da rede nas cinco regiões do Brasil como forma de reestruturação da Rede.

Segundo dados do Ministério da Saúde, há 750 mil pessoas com HIV atualmente. Segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), entre 2004 e 2013, o crescimento entre os jovens é de 53%. Outro dado que refoçou a escolha por essas instituições foi a última pesquisa PCAP- Pesquisa de Comportamento, Atitudes e Práticas. Ela aponta a diminuição do uso de preservativo na faixa etária de 15 a 24 anos, o que coloca a juventude no topo da vulnerabilidade a infecção pelo HIV.

“A luta contra a Aids é uma luta de todos nós. O Prêmio Jovem Brasileiro vem nos mostrar que estamos indo pelo caminho certo”, afirmou Harley Nascimento, coordenador-geral do Fundo PositHiVo.

 

Outros Premiados no PJB

O Prêmio Jovem Brasileiro também teve outros vencedores em diversas categorias como Agatha Moreira (TV), Anaju Dorigon (TV), Arthur Aguiar (TV), Banda Fly    (Música), Banda Malta (Música), Bel Pesce (Empreendedor), Binho Pacheco (Dança), Caio Castro (TV), Camila Queiróz (TV), Carina Vitral (Une), Catraca Livre (Internet), Chris Leão (Balada – DJ), Chupim (Entretenimento), Clara Aguilar  (Internet), Cristian Figueiredo (Internet), Danny Pink (TV), Peça Deixa eu te contar (Teatro), Eduardo Lyra (Literatura), Endell Menezes (Meio Ambiente), Erico Rocha (Empreendedor), Fabricas de Cultura – Catavento Cultural (Cultural), Fantástico        (TV – Jornalismo), Felipe Zapa (Eu conheço um jovem talento); Gambiarra – A festa! (Balada), Hugo Gloss (Internet), Ivete Sangalo (Musica – Melhor Show), Kefera (Internet), KWC Brasil (Entretenimento), Laéllyo Mesquita (Moda), Larissa Manoela (TV), Letícia Bufoni (Esporte), Lexa (Musica), Luan Santana           (Música e Jovem do Ano), Mahamudra Brasil (Esporte & Fitness), Marcos e Belutti (Musica), MC Gui (Musica), Mc Melody (Internet), Mel Fronckowiack (TV), Mika (Música), O Beijo no Asfalto (Teatro), O Fabuloso Mundo das Descobertas (Teatro), Pânico na Band (TV), Primeiro Sinal (Teatro), Rafa Brites (TV), Rhayner Cadete (TV), SPTV – Quadro Geração Selfie (TV – Jornalismo), Tallis Gomes (Empreendedor), Thaeme & Thiago (Música), Trio Yeah (Música), Vanesssa Belini (Moda), William de Almeida Fernandes (Estudante), Y&R Brasil – Comercial Vivo (Publicidade), Neymar (Esporte) e Sophia Abrahão (Internet).

Fundo PositHiVo

O Fundo PositHiVo é o primeiro fundo privado nacional de sustentabilidade e um forte aliado no enfrentamento da Aids e Hepatites Virais no Brasil. Anunciado no Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro), durante cerimônia oficial do Ministério da Saúde, o Fundo PositHiVo foi idealizado para captar recursos e fortalecer as ONG atuantes em projetos de assistência e prevenção ao HIV/Aids e às Hepatites Virais.

Para garantir a sua autonomia e ampliar o esforço de captação de recursos a longo prazo, a entidade tem uma gestão independente composta por uma rede de apoiadores de diversos segmentos da sociedade, incluindo pessoas físicas, jurídicas, nacionais e estrangeiras. Saiba mais: www.fundoposithivo.org.br

Contato.


Avenida São Luís, 50 sl. 72G – República – São Paulo/SP
+55 11 3129-9055